Forte terremoto atinge o Chile; edifícios foram evacuados na cidade de São Paulo

terremoto_03Fúria da natureza – Um forte terremoto atingiu o norte de Santiago, capital do Chile, nesta quarta-feira (16), fazendo os prédios tremerem e as pessoas procurarem abrigo nas ruas. O tremor foi sentido no Brasil e na Argentina. Informações do jornal chileno “La Tercera” dão conta que pelo menos uma pessoa morreu em Illapel, na região de Coquimbo, ao norte da capital, além de dezenas de feridos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 8,4 graus na escala Richter, sendo que as autoridades norte-americanas divulgaram alerta de tsunami para o Havaí e toda a costa do Pacífico.

Geólogos americanos afirmam que o epicentro do terremoto estava localizado 246 quilômetros ao norte da capital chilena. Logo após o ocorrido, autoridades chilenas classificaram o tremor com magnitude do tremor em 7,3 graus na escala Richter. O sismo teve duração de três minutos, provocando ondas de mais de 4,5 metros na região de Coquimbo. A “Oficina Nacional de Emergencia del Ministerio del Interior” (Onem), órgão ligado ao Ministério do Interior do Chile, declarou alerta vermelho para todo o país.

Notícias de veículos de comunicação do Chile informam que foram registrados ao menos 14 réplicas, quatro delas acima de 6 graus na escala Richter. Houve corte dos serviços telefônicos em várias cidades chilenas, reflexo do congestionamento das linhas e danos causados nas torres de comunicação. O aeroporto de Santiago foi esvaziado preventivamente e o metrô da cidade funcionava ontem à noite com velocidade reduzida. A polícia chilena está em estado de alerta para atender eventuais situações de emergência.

O Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile informou que o sismo foi sentido às 19h54 (horário local), com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade, o que é considerado pouco quando o assunto é tremor de terra.

Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros relatou ter recebido cerca de 50 chamadas de pessoas que sentiram o tremor. O sismo que aconteceu no Chile foi sentido nas regiões central e leste da capital paulista, onde prédios foram evacuados como medida de prevenção. Na Avenida 13 de Maio, na região da Avenida Paulista, prédios onde funcionam dois campi da Universidade Anhembi foram evacuados e por enquanto as aulas estão suspensas até segunda ordem. No bairro do Belém, na Zona Leste paulistana, moradores sentiram tremores e viram objetos caírem dos armários. No local os prédios também foram evacuados.

O Chile situa-se em uma das extremidades da área conhecida como “Círculo de Fogo” do Pacífico, compondo uma região bastante propensa aos efeitos de movimentos telúricos. Terremotos de 7 graus ou mais têm potencial para causar graves danos em áreas habitadas. Quem vive na capital chilena sabe que abalos sísmicos de pequena intensidade acontecem quase que diariamente, mas os moradores já se acostumaram com essa manifestação da natureza.

Segundo o serviço geológico do Chile, foram registradas três réplicas do terremoto principal, o que levou as autoridades policiais pedirem calma à população devido à possibilidade de novas reticências sismológicas.

Em 2010, mm terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu a região do Maule e provocou um tsunami em Valparaíso, com ondas superiores a três metros. Na ocasião 723 pessoas morreram. Cinquenta anos antes, em 1960, um terremoto devastador, de 9,5 graus, sacudiu a região centro-sul do Chile, deixando quase 6 mil mortos e 2 milhões de feridos.

apoio_04