Temendo incitação a novos atos de violência, Youtube suspende conta de Donald Trump

 
O Youtube anunciou nesta quarta-feira (13) a suspensão do canal do Youtube do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devido ao risco de que a plataforma seja usada para inflamar potenciais novos episódios de violência. A medida vale por sete dias.

O Youtube informou que removeu conteúdo publicado no dia 12 de janeiro no canal, que tem quase 3 milhões de inscritos, por incitação à violência. Mas não deixou claro que vídeos especificamente haviam sido apagados.

“Dadas as preocupações com o atual risco de violência, removemos novo conteúdo posto online no canal de Donald J. Trump por violar as nossas políticas”, explicou em comunicado a plataforma.

O presidente americano encerra seu mandato no próximo dia 20 de janeiro, ao meio-dia, quando está marcada a posse do democrata Joe Biden. Contudo, o republicano enfrenta processo de impeachment no Congresso, que pode não só encerrar seu governo mais cedo, como também cassar seus direitos políticos.

A iniciativa do Youtube é tomada depois que uma multidão de apoiadores de Trump, incitados por sua retórica, invadiu o Capitólio na semana passada para tentar impedir o Congresso de certificar a vitória de Biden.

 
Matérias relacionadas
. Em ato terrorista, apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA e destroem setores do Capitólio
. Irresponsável e descontrolado, Trump é banido do Facebook por tempo indefinido, diz Mark Zuckerberg
. EUA: Democratas apresentam na Câmara pedido de impeachment de Trump por “incitação à insurreição”
. Estados Unidos reforçam segurança para posse de Joe Biden, após invasão do Capitólio

Facebook, Instagram, Twitter

O ato foi amplamente condenado como um atentado à democracia americana e, por muitos congressistas, como um movimento golpista. A incitação à invasão do Capitólio levou grandes empresas de mídia social a banir ou suspender o presidente americano.

Na última semana, o Facebook suspendeu as contas de Trump em sua plataforma e no Instagram. O Twitter foi mais longe e baniu definitivamente a conta do republicano, alegando risco de violência durante a cerimônia de posse de Biden, em 20 de janeiro, e privando-o assim de sua plataforma preferida. Outras redes sociais, como Snapchat e Twitch, também suspenderam as contas de Trump.

Os democratas se dizem convencidos de que, ao contrário do que aconteceu no primeiro processo de destituição de Trump, no início de 2020, desta vez, republicanos na Câmara dos Representantes e no Senado também apoiarão a remoção do presidente do seu cargo.

Se o Senado aprovar a destituição, o presidente perde os seus poderes de imediato. Ele será substituído pelo vice-presidente até a tomada de posse de Biden. O Senado poderia subsequentemente votar se deve impedir Trump de concorrer a cargos políticos. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.