Em nota, Confederação Nacional dos Municípios pede a “cabeça” de Pazuello, o general dissimulado

 
A péssima atuação do ainda ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello, no combate à pandemia do novo coronavírus e no planejamento da vacinação contra a Covid-19 continua rendendo dissabores ao presidente Jair Bolsonaro. Até porque, a incompetência de Pazuello vem colecionando seguidos desastres.

Na esteira da interrupção da vacinação contra a Covid-19 por falta de imunizantes em várias cidades brasileiras, como já noticiou o UCHO.INFO, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) requereu nesta terça-feira (16), por meio de nota, a imediata substituição de Pazuello.

Em nota, a CNM afirmou que os prefeitos “assistem e vivem desesperadamente a angústia e o sofrimento da população que corre aos postos de saúde na busca de vacinas” e manifestou “indignação com a condução da crise sanitária” pela pasta.

De acordo com a entidade, prefeitas e prefeitos de diversas partes do País suspenderam a vacinação dos grupos prioritários por causa da não reposição das doses de imunizantes e da falta de informação sobre novas remessas pelo Ministério da Saúde.

“Foram várias as tentativas de diálogo com a atual gestão do ministério, entre pedidos de agenda e de informação. A pasta tem reiteradamente ignorado os prefeitos do Brasil, com uma total inexistência de diálogo”, escreveu o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

 
Matérias relacionadas
. Diversas cidades brasileiras relatam falta de vacinas contra Covid-19; imunização está ameaçada
. Covid-19: vacinação na cidade do Rio de Janeiro é suspensa por falta de doses de imunizantes
. Sem saber como resolver a falta de vacinas, Pazuello se reunirá com governadores ávidos por imunizantes

“Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas. Todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para estados e municípios. Com uma postura passiva, a atual gestão não atende à expectativa da federação brasileira, a qual deveria ter liderado, frustrando assim a população do país”, destaca a nota.

A permanência de Eduardo Pazuello à frente da pasta da Saúde é fruto da teimosia de Bolsonaro, que não quer acrescentar ao currículo uma derrota política de peso. Além disso, a eventual demissão do titular da Saúde abriria caminho para que avançassem com rapidez as investigações sobre a atuação de Eduardo Pazuello no colapso do sistema de saúde pública nos estados do Amazonas e do Pará.

Não obstante, a possível exoneração de Pazuello colocaria o próprio presidente da República na “linha de tiro” em virtude de eventual crime de responsabilidade. Na PGR há procedimentos investigatórios para apurar a responsabilidade de Bolsonaro no âmbito da pandemia do novo coronavírus. É importante lembrar que as Forças Armadas, em especial o Exército, não escondem o incomodo decorrente da permanência de Pazuello no cargo.

A situação do presidente não é das mais confortáveis, pois há muito que os generais palacianos sugerem a substituição de Pazuello. Caso queira avançar com seu projeto de reeleição, Bolsonaro terá que decidir rapidamente o que fazer com o ministro da Saúde, já que a política no campo eleitoral, principalmente, acontece nos municípios. Afinal, política deriva de “polis”, que em grego significa cidade.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.