Covid-19: com 1.275 mortes em 24 horas, Brasil se aproxima de 280 mil óbitos e 12 milhões de casos

 
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.275 mortes por Covid-19, totalizando 279.602 óbitos pela doença desde o início da pandemia. Os Dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e divulgados na noite desta segunda-feira 915) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Com o novo balanço, a média de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias ficou em 1.855 óbitos diários, décimo sétimo recorde consecutivo. Em comparação ao índice registrado há 14 dias, constata-se alta de 46% na média de mortes.

Enquanto o presidente da República insiste no negacionismo torpe, a pandemia continua a produzir estragos em todo o País. Há 45 dias a média móvel de mortes por Covid-19 está acima de 1 mil, 20 dias acima de 1,1 mil, e pelo décimo sexto dia aparece acima de 1,2 mil. Mesmo assim, Jair Bolsonaro quer direcionar a política do governo para o combate à pandemia.

Em relação a casos confirmados, de domingo para segunda-feira foram registrados 42.446 novos diagnósticos, sendo que desde o início da crise sanitária ao menos 11.525.477 brasileiros contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 67.142 novos diagnósticos diários, alta de 21% em relação ao índice de duas semanas atrás.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, o número de mortes por Covid-19 é pelo menos 50% maior.

 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 10.111.954 milhões pacientes haviam se recuperado das Covid-19 até esta segunda-feira. O Conass não divulga número de recuperados. Balanço da vacinação contra Covid-19 aponta que 10.081.771 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 4,76% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 3.672.422 pessoas (1,73% da população). Ao todo, 13.754.193 doses foram aplicadas em todo o País, que precisa vacinar pelo menos 75% da população para se blindar contra o novo coronavírus.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 24 entes federados registram alta no número de mortes por Covid-19: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O estado da Bahia registra estabilidade no número de mortes, enquanto Rio de Janeiro e Amazonas têm queda.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes subiu para 132,9 no Brasil, a 20ª mais alta do planeta, quando desconsiderados países classificados como pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número infecções e mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 29,4 milhões de casos e mais de 535 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 120 milhões de pessoas já contraíram oficialmente o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,65 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.