Brasil registra 3.668 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, novo recorde; total de óbitos beira 318 mil

 
Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 3.668 mortes por Covid-19, novo recorde desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 317.936 óbitos. Com o novo balanço, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 2.728 (pior marca pelo quinto dia seguido), alta de 34% na comparação com a média registrada duas semanas atrás. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Segurança (Conass) e foram divulgados na noite desta terça-feira (30) pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há 69 dias a média móvel de mortes fica acima de 1 mil; pelo vigésimo terceiro dia, acima de 1,5 mil; e há duas semanas, acima de 2 mil mortos. É o quinto recorde seguido na média de mortes, e pelo quarto dia o índice aparece acima de 2,5 mil.

Em relação a casos confirmados, de segunda para terça-feira foram registrados 86.704 novos diagnósticos. De o início da crise sanitária no País, 12.664.058 brasileiros já contraíram o novo coronavírus.

A média móvel de casos confirmados nos últimos sete dias foi de 75.340, avanço de 7% na comparação com a média registrada há duas semanas. Essa variação indica estabilidade nos casos de Covid-19.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 50% maior.

De acordo com o Ministério da Saúde, 10.969.247 pacientes haviam se recuperado da Covid-19 até a noite de segunda-feira (29). O Conass não divulga o número de recuperados. Sobre o plano de imunização do governo federal, até esta terça-feira 16.937.084 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 8% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 4.946.579 pessoas, o que equivale a 2,34% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus.

 
A situação da Covid-19 no País é tão grave, que, a um dia do fim do mês, março já registra quase o dobro de mortes pela doença registradas em julho de 2020, até então rotulado como o pior mês da pandemia. De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, em julho do ano passado foram 32.912 óbitos por Covid-19, enquanto neste mês de março 62.918 pessoas sucumbiram ao novo coronavírus.

Outros pontos confirmam a tragédia em que se transformou a pandemia no País. Mais importante e populoso estado brasileiro, São Paulo bateu novo recorde de mortes em 24 horas – 1.209 óbitos. O segundo maior cemitério da capital, da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte da cidade, suspendeu os sepultamentos por falta de vagas.

Com base nos dados do Conass, 18 entes da federação registram ala nas mortes por Covid-19: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Maranhão, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sete estados registram estabilidade no número de óbitos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Pará e Bahia. Dois estados têm queda: Amazonas e Roraima.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 151,2 no Brasil, a 19ª mais alta do planeta, quando desconsiderados países classificados como pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com maior número de infecções e mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 30,3 milhões de casos e mais de 550 mil óbitos.

Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 127,9 milhões de pessoas já contraíram oficialmente o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,79 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.