Brasil registra 3.074 mortes por Covid-19 em 24 horas; total de óbitos pela doença é de 401,4 mil

     
    No dia em que ultrapassou a assustadora marca de 400 mil óbitos por Covid-19, o Brasil registrou nas últimas 24 horas 3.074 mortes pela doença, totalizando oficialmente 401.417 pessoas que perderam a vida para o novo coronavírus. Com o novo balanço, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 2.523, queda de 12% em relação ao índice registrado há quatorze dias.

    Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados na noite desta quinta-feira (29) pelo consórcio de veículos de imprensa. Há 99 dias a média móvel de mortes no País está a acima de 1 mil; há 44 dias acima de 2 mil.

    Em relação a casos confirmados, nas últimas 24 horas foram registrados 69.079 novos diagnósticos da doença, sendo que desde o começo da pandemia 14.592.886 brasileiros já contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 60.107 novos diagnósticos diários, recuo de 8% em relação à mediana de duas semanas atrás.

    Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo SARS-Cov-2 no Brasil é muito mais grave e preocupante. Pelos nossos cálculos, com base em informações de especialistas em epidemiologia, o número de mortes por Covid-19 no Brasil é pelo menos 50% maior.

     
    Matéria relacionada
    . Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19, enquanto Bolsonaro insiste em seu negacionismo criminoso

    Com base nos dados do Conass, apenas o estado de Pernambuco apresenta alta no número de mortes por Covid-19. Dezesseis estados brasileiros apresentam estabilidade no número de mortes: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo. Dez entes da federação registram queda no número de óbitos pelo novo coronavírus: Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

    Em relação à imunização contra Covid-19, o balanço desta quarta-feira-feira mostra que 31.208.111 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, o que representa 14,74% da população brasileira. A segunda dose foi aplicada em 15.132.178 pessoas, o que equivale a 6,9% da população. Considerando que as vacinas disponíveis no País exigem dose de reforço (segunda dose), o Brasil está muito longe da meta de vacinar 75% da população para conter a circulação do novo coronavírus. Além disso, a falta de imunizantes para a segunda dose coloca em risco o processo de vacinação.

    A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes no Brasil subiu para 190,9, a 14ª mais alta do planeta, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 32,3 milhões de casos, e da Índia, com 18,4 milhões de pessoas infectadas. É também o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 574 mil pessoas morreram nos EUA.

    Ao todo, desde o início da pandemia, mais de 150 milhões de pessoas já contraíram oficialmente o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que mais de 3,16 milhões de pacientes morreram em decorrência de complicações da Covid-19.

    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.