Morre em Curitiba, aos 83 anos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

 
Morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 83 anos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba. De acordo com o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Lerner estava internado há cinco dias e veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica.

Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, cidade da qual foi prefeito por três vezes, em mandatos iniciados em 1971, 1979 e 1989. Ele governou o Paraná por duas vezes, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.

Lerner estreou na política na Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido ao qual se filiou em 1971, quando foi nomeado prefeito biônico de Curitiba. Entre seus grandes feitos está a abertura de vias exclusivas para ônibus urbanos, algo considerado bastante inovador para a época (1974), que posteriormente veio a formar a Rede Integrada de Transporte da capital paranaense.

Em 1988, conseguiu se eleger prefeito pelo PDT e, em 1994 e 1997 venceu as eleições para governador, vindo a trocar novamente de legenda, ingressando no Partido da Frente Liberal (PFL), legenda que mais tarde foi rebatizada como Democratas.

 
O governo do Paraná declarou luto oficial de três dias destacando o legado de Lerner na política de atração de investimentos. “O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado”, destacou o governador Ratinho Junior.

“Jaime Lerner tinha amor pelo Paraná. Dedicou uma vida inteira ao Estado, com realizações que transformaram Curitiba e servem até hoje de inspiração mundo afora. Um exemplo que ficará marcado eternamente pelas centenas de obras espalhadas pelo nosso Estado”, completou o governador paranaense.

Fora da política, Jaime Lerner foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói. Foi consultor em assuntos urbanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e participou do desenvolvimento do BRT no Rio de Janeiro, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.

Foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo o edifício-sede da Polícia Federal, em Brasília, em 1967, e em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca. Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos.

Um dos grandes nomes da arquitetura e do urbanismo do País, Jaime Lerner casou-se em 1964 com Fani Lerner, com quem teve as filhas Andrea e Ilana.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.