Opositor do regime do ditador Alexander Lukashenko, de Belarus, é achado morto na Ucrânia

 
Um ativista de Belarus foi encontrado morto nesta terça-feira (3) em um parque de Kiev. Baseado na Ucrânia, Vitaly Shishov ajudava compatriotas a fugir da perseguição do regime de Alexander Lukashenko, considerado o último ditador da Europa.

Shishov foi achado enforcado em um parque perto de sua casa. O aparente suicídio, porém, é investigado pela polícia como possível assassinato. O ativista havia sido dado como desparecido desde que, pela manhã, saíra para correr.

“O quadro completo dos acontecimentos será confirmado após o interrogatório das testemunhas e da análise das gravações de vídeo, entre outras medidas”, informou a polícia, que suspeita se tratar de um assassinato mascarado de suicídio.

Líder da oposição em Belarus, Sviatlana Tsikhanouskaya denunciou que a morte de Shishov pode ser um crime e disse que aguarda a investigação para saber a verdade.

 
Matérias relacionadas
. Atleta de Belarus é forçada a deixar os Jogos Olímpicos após criticar federação do seu país
. Polônia concede visto humanitário a atleta belarussa que deixou Olimpíada por críticas a federação
. Comitê Olímpico Internacional abre investigação formal sobre caso de atleta belarussa

“Eu prefiro esperar os resultados de uma investigação”, disse Tsikhanouskaya, durante visita a Londres. “Eu diria que foi um crime, mas não posso dizê-lo sem nenhum resultado de investigação”.

Shishov era diretor da Casa Belarussa na Ucrânia, uma organização que passou a ajudar pessoas a escapar da repressão em Belarus após os protestos antigovernamentais do ano passado. Ele tinha 26 anos.

Repressão a opositores

O regime de Lukashenko, no poder em Belarus desde 1994, é marcado por reprimir a dissidência, e prendeu milhares após protestos contra o governo no ano passado.

Os acontecimentos das últimas semanas sugerem que ele também está intensificando sua campanha contra o número crescente de exilados belarusos no exterior. Em maio, Lukashenko desviou e forçou a aterrissagem de um avião de passageiros com um ativista belarusso exilado a bordo e o mandou prender.

No domingo, uma velocista olímpica belarussa procurou proteção em um aeroporto de Tóquio enquanto as autoridades de seu país tentavam mandá-la à força para casa após suspender sua participação nos Jogos Olímpicos. Ela disse temer por sua segurança depois de criticar seus treinadores e a federação de atletismo de seu país. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.