Covid-19: Brasil registra os primeiros casos da doença pela variante deltacron

 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (15) a ocorrência dos primeiros casos de infecção pela nova variante do coronavírus, a deltacron – cepa que reúne características da delta e da ômicron. A mutação foi descrita no início deste mês em estudo publicado na França.

“Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará”, afirmou o ministro. “Esta variante é considerada de importância e requer o monitoramento”, acrescentou Queiroga, assegurando que, mesmo com a queda de casos de Covid-19 no país, as autoridades sanitárias devem continuar vigilantes.

O Brasil registrou 11.287 novos casos de Covid-19 na segunda-feira. Com isso, o total de infecções contabilizadas no país chegou a 29.380.063, e os óbitos oficialmente identificados somam 655.249.

O ministro reforçou ainda a importância da vacinação para conter a pandemia e afirmou que as medidas contra a nova variante continuam as mesmas.

 
Cepa identificada na França

A deltacron foi identificada na França e estaria circulando no país desde janeiro. Em estudo publicado na semana passada, ainda não revisado, pesquisadores franceses afirmam que a variante combina a proteína spike da ômicron com o “corpo” da delta. Ao menos 17 pacientes nos Estados Unidos e na Europa foram infectados com a nova cepa.

Devido ao baixo número de casos confirmados, ainda não é possível saber se a deltacron é mais transmissível ou mais perigosa do que as outras variantes já identificadas. Os pesquisadores disseram que, no momento, a cepa não é motivo de preocupação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse estará ciente do aparecimento de casos de Covid-19 que parecem combinar as variantes delta e ômicron, algo que foi detectado em países como França, Holanda e Dinamarca, e destacou que especialistas estão examinando a possível consequência dessa combinação. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.