Brasil registra deflação de 0,68% em julho, mas preços dos alimentos aumentam

 
Após 25 meses seguidos de alta dos preços, o Brasil registrou deflação de 0,68% em julho, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A deflação ocorre quando, na média, há queda nos preços, em vez de alta (inflação). Isso geralmente acontece quando a economia passa por situações atípicas – como os lockdowns impostos em meio à pandemia de Covid-19.

A taxa de 0,68% é a mais baixa registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação no País, desde o início da série histórica do IBGE, em janeiro de 1980.

A queda registrada em julho é a primeira desde maio de 2020, quando houve deflação de 0,38%. À época, o País vivia um contexto de restrições a atividades econômicas com o início da pandemia.

A título de comparação, em junho passado a inflação foi de 0,67%, ao passo que em julho ficou em 0,96%. No acumulado do ano, o IPCA registra alta de 4,77%.

Apesar da trégua de julho, a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 10,07% – abaixo dos 11,89% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, mas é o 11º mês consecutivo de inflação anual acima dos dois dígitos.

De acordo com o IBGE, a deflação em julho se deveu principalmente à redução do preço dos combustíveis, em especial a gasolina e o etanol, e da energia elétrica.

 
O preço da gasolina recuou 15,48% e o do etanol, 11,38%. Também houve queda no preço do gás veicular, de 5,67%. O único combustível com alta em julho foi o diesel (4,59%), com resultado acima do mês anterior (3,82%). Já a energia elétrica residencial teve queda de 5,78% em julho.

Por outro lado, os preços de alimentos e bebidas subiram 1,30% em julho – setor que registrou maior variação positiva em julho.

Efeito limitado

Os preços não estão caindo naturalmente. Os recuos que levaram à deflação estão ligados a uma mudança no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis e energia elétrica.

A chamada Lei Complementar 194 – apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro e aprovada pelo Congresso em junho – limitou a cobrança do ICMS desses produtos, a fim de reduzir seus preços às vésperas das eleições presidenciais.

Além do teto para os impostos, também contribuiu para a queda dos preços da gasolina e do etanol uma redução, anunciada em julho pela Petrobras, no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras.

Já em relação à conta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda aprovou revisões tarifárias extraordinárias de dez distribuidoras, reduzindo as tarifas a partir de 13 de julho.

A deflação em julho já era esperada pelo mercado, mas devido à situação atípica, deverá ter efeito limitado. Economistas estimam que o IPCA também será negativo em agosto, mas deverá voltar a subir em setembro.

Já em dezembro, a inflação acumulada no ano deverá ser de 7,1%. A taxa ainda é menor que a registrada no ano passado, de 10,06%, mas acima dos 4,52% de 2020. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.