Polícia Federal intima Bolsonaro a depor no inquérito que apura o caso das joias sauditas

 
A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro a prestar depoimento no inquérito que investiga joias recebidas de presente por ele da Arábia Saudita e que entraram ilegalmente no Brasil.

O antigo ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, também foi intimado. Os depoimentos foram marcados para 5 de abril, às 14h30, em Brasília.

A defesa do ex-mandatário afirmou em nota que a oitiva será “uma oportunidade para ele prestar todas as informações necessárias”. “É um ato processual corriqueiro, ocasião em que ele esclarecerá que agiu sempre de acordo com a legislação que regula a oferta de presentes de governos estrangeiros”, diz o comunicado dos advogados.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o final de dezembro, antes mesmo de deixar o cargo. Ele deve retornar ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30/03), sob esquema de segurança.

Segundo a imprensa brasileira, o ex-presidente não sairá pelo saguão tradicional do aeroporto de Brasília. A decisão foi tomada pela PF em concordância com líderes do PL, a fim de evitar grandes aglomerações no terminal.

Policiais federais vão buscá-lo dentro do avião, na classe executiva de um voo comercial, e acompanhá-lo até um carro da PF. O veículo deverá então trafegar por uma área restrita para levar Bolsonaro a um veículo particular, com o qual chegará até sua residência. As bagagens serão levadas por um assessor até a alfândega para inspeção, informou o jornal “O Globo”.

 
Matérias relacionadas

. Dantesca, epopeia das milionárias joias sauditas enviadas a Michelle Bolsonaro está apenas no começo
. Joias da Arábia: escândalo continua rendendo polêmicas e estremeceu relação entre Bolsonaro e Michelle
. Escândalo das joias milionárias oferecidas por sauditas a Bolsonaro e Michelle piora com o passar dos dias
. Dantesca, epopeia das milionárias joias sauditas enviadas a Michelle Bolsonaro está apenas no começo
. Epopeia das joias: em depoimento à PF, Bento Albuquerque muda versão para proteger Bolsonaro

O caso das joias

Em 2021, o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao Brasil um pacote de joias presenteado pela Arábia Saudita ao então presidente. O jogo era composto por um colar, um relógio e um par de brincos de diamantes, avaliados em R$ 16,5 milhões.

As joias foram apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, após serem localizadas na bagagem de um integrante de uma comitiva do governo que viajou ao país árabe. Depois disso, o governo tentou reaver as joias diversas vezes.

Um segundo conjunto de joias, também recebido da Arábia Saudita, foi entregue pela defesa de Bolsonaro à Caixa Econômica Federal em Brasília na última sexta-feira, após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

As peças incluem relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard, e estavam no acervo privado do ex-presidente.

Contudo, somente presentes de baixo valor podem ser considerados privados pelo presidente da República. De acordo com o TCU, itens de grande valor, como joias, devem ser colocados no acervo público da Presidência.

O jornal “O Estado de S. Paulo” revelou também a existência de um terceiro pacote de joias, ainda em posse do ex-presidente, avaliado em mais de R$ 500 mil. Entre as peças estariam uma caneta da marca Chopard, um anel de ouro branco e um relógio Rolex com diamantes.

Esses itens teriam sido entregues à comitiva de Bolsonaro durante uma viagem ao Qatar e à Arábia Saudita em 2019. Na quarta-feira (29), o TCU determinou a entrega imediata do pacote. (Com agências de notícias)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.