Três cientistas ganham o Prêmio Nobel de Química pela descoberta de pontos quânticos

 
Os pesquisadores americanos Moungi Bawendi, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Louis Brus, da Universidade Columbia, e o russo Alexei Ekimov, da empresa Nanocrystals Technology, conquistaram o Prêmio Nobel de Química de 2023, anunciou nesta quarta-feira (4) a Real Academia Sueca de Ciências.

Eles receberam a distinção pela descoberta e desenvolvimento dos chamados pontos quânticos, anunciou a Academia. Essas estruturas, também conhecidas como átomos artificiais, são usadas em televisões modernas e importantes para computadores quânticos. Todos os três trabalham nos Estados Unidos.

Pontos quânticos são partículas de semicondutores extremamente pequenas, cujas dimensões não ultrapassam alguns nanômetros de diâmetro. As propriedades óticas e elétricas deles diferem das propriedades apresentadas pelos semicondutores de tamanho macroscópico. Os pontos quânticos são um dos principais materiais em aplicações de nanotecnologia.

O anúncio confirmou relato na imprensa sueca, que havia vazado os nomes horas antes da divulgação oficial. É muito raro que isso aconteça, pois os organizadores do Nobel são conhecidos por manter os nomes em segredo até a hora final.

 
Matérias relacionadas
. Prêmio Nobel de Medicina vai para dois pesquisadores da vacina mRNA
. Prêmio Nobel de Física vai para três pesquisadores de elétrons

Em 2022, o Nobel de Química foi para os pesquisadores americanos Carolyn Bertozzi e Barry Sharpless e o dinamarquês Morten Meldal. O trio foi agraciado pelo desenvolvimento de uma ferramenta para a construção de moléculas.

O Prêmio Nobel é entregue em Estocolmo por desejo do inventor sueco Alfred Nobel, morto em 1895. O criador da honraria também exigiu que o prêmio tivesse um montante em dinheiro, além da medalha de ouro. Na cerimônia de entrega, geralmente realizada no dia 10 de dezembro (aniversário da morte de Nobel), o vencedor recebe 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 4,6 milhões. Se houver mais de um vencedor, o valor é dividido.

O Nobel de Química foi o terceiro a ser anunciado este ano. Durante a semana, o comitê vai tornar conhecidos ainda os vencedores nas categorias Literatura e Paz. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.