Consumo irresponsável no Natal pode gerar em breve o aumento da inadimplência

Estouro da boiada – De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas do Natal deste ano registraram aumento de 13%, se comparadas com o mesmo período de 2009. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, o avanço das vendas foi de 12%.

Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o consumo das classes C e D na indústria de shoppings foi 78% a mais do que o das classes A e B. Tal cenário mostra que mais uma vez o brasileiro, embalado pelo crédito fácil, foi às compras e gastou além de suas posses reais. Muitos consumidores admitiram ter extrapolado nas compras, sendo que alguns deles acabaram gastando três vezes o valor previsto inicialmente.

Esse consumismo descontrolado advém da falsa sensação de poder de compra, criada há dois anos como forma de evitar as consequências da crise financeira internacional. Enquanto isso, a inadimplência das famílias brasileiras continua nas alturas, especialmente porque a maioria das compras de final de ano foi feita a crédito. Quando a segunda fatura do cartão de crédito deixar de ser paga, o que deve acontecer em no máximo noventa dias, o valor do bem adquirido no Natal terá o valor no mínimo duplicado por conta de juros e multas. Eis o país de todos que o messiânico Luiz Inácio da Silva tanto exalta em seu falatório.