Brasil comquista no ranking da Fifa, mas Espanha e Holanda continuam no topo

A Bota – Espanha e Holanda, finalistas da Copa do Mundo da África do Sul, seguem encabeçando o Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola com certa sobra graças às vitórias que obtiveram nas eliminatórias para a Euro 2012. Logo abaixo dos dois países, porém, a última edição da lista trouxe mudanças significativas. O Brasil subiu duas posições e voltou a aparecer em terceiro, enquanto Alemanha e Argentina perderam terreno e agora ocupam o quarto e o quinto lugares, respectivamente.

Já a Itália voltou ao grupo dos dez melhores após sete meses de ausência. A nação campeão do mundo em 2006 avançou duas colocações e está em nono. A boa fase da Azzurra teve sequência com as vitórias recentes sobre Ucrânia e Eslovênia, principal concorrente da equipe por uma vaga na próxima Eurocopa. A ascensão italiana se deu às custas da Grécia, que caiu para a 12ª colocação após oito semanas no top ten.

O grupo dos 50 melhores selecionados do planeta também registrou trocas de posição em abril: Israel (33º, salto de 25 colocações), Bélgica (37º, alta de 25 postos), Albânia (50º, 23 lugares acima) e Argélia (40º, avanço de 15 posições) fizeram os maiores progressos entre os países que entraram no top 50 da lista.

Além disso, quatro países atingiram a sua melhor classificação desde o lançamento do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, em 1993: Montenegro (24º, um posto a mais), a já citada Albânia, Líbia (58º, subida de 13 posições) e Antígua e Barbuda (100º, alta de uma colocação).

Foram disputadas 124 partidas internacionais desde a publicação da última edição da lista, no dia 9 de março, dobrando para 248 o total de jogos realizados em 2011. Dos 124 confrontos, 50 foram válidos pelas eliminatórias de torneios continentais (29 na Europa e 21 na África). Os outros 74 foram amistosos.