Vasco e Flamengo podem decidir nos pênaltis, no próximo domingo, e reviver mística de treinadores

Histórico – Depois de cinco anos, Flamengo e Vasco da Gama voltarão a se encontrar, no domingo (1), em uma final de campeonato – a última foi na Copa do Brasil, em 2006. O novo duelo, porém, está cercado por uma mística que o destino pode ressuscitar, caso o título da Taça Rio seja decidido na cobrança de pênaltis (se houver empate durante os 90 minutos): um novo duelo entre os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Ricardo Gomes, que, em 2004, se enfrentaram pela Copa Sul-Americana e o Flamengo perdeu sua última decisão por pênaltis, para o Santos Futebol Clube, em Volta Redonda.

Coincidência ou não, conta o repórter Fábio Falcão, do jornal “O Dia”, o fato é que, naquele jogo, quem dirigia o Flamengo era justamente Ricardo Gomes, atual técnico do Vasco, e o comandante do Santos era simplesmente o hoje rubro-negro Vanderlei Luxemburgo. No reencontro dos treinadores, é bom Ricardo Gomes fazer de tudo para evitar uma nova disputa de pênaltis.

Afinal, o Flamengo tem sobrado neste tipo de decisão contra rivais cariocas desde 1977, quando perdeu o título estadual para o Vasco, após Mazzaropi defender cobrança de Tita e Roberto Dinamite fechar a série com gol.

Nos últimos tempos, essa superioridade só tem aumentado. Após ser eliminado pelo Santos na Sul-Americana de 2004, o Flamengo participou de outras cinco decisões por pênaltis e venceu todas: duas nas semifinais deste ano – contra o Botafogo, na Taça Guanabara, e o Fluminense, na Taça Rio – e duas no Campeonato Estadual do Rio de 2007 – diante do Vasco, na semifinal da Taça Guanabara, e do Botafogo, na final do Estadual -, além da decisão do Estadual de 2009, contra o Botafogo.