Torcida comparece, mas Grêmio decepciona diante do Universidad Católica na Libertadores

Diferença – A torcida atendeu aos apelos do técnico Renato Gaúcho e compareceu em peso ao Estádio Olímpico, mas o Grêmio não correspondeu e foi derrotado pelo Universidad Católica por 2 a 1 na primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O time gaúcho precisa agora de uma vitória por dois gols de diferença – ou por um, desde que marque três vezes – no jogo de volta, na próxima quarta-feira, no Chile.

Lucas Pratto marcou os dois da equipe chilena, enquanto Douglas descontou para o time gaúcho com um golaço de muito longe. A equipe brasileira sofreu com a expulsão de Borges ainda no primeiro tempo.

O horário do jogo, marcado para as 19h30 não impediu mais de 35 mil torcedores de ocuparem as arquibancadas do Olímpico para apoiar o Grêmio no primeiro desafio da fase de mata-mata da Libertadores. O Universidad Católica, entretanto, buscou o jogo desde o princípio e mostrou dedicação na marcação, dificultando a vida do ataque gremista.
Aos 28 minutos, o time gaúcho sofreu o primeiro baque quando Cañete ficou encontrou Pratto na esquerda, livre para tocar na saída do goleiro Grohe. Apenas seis minutos depois, outro duro golpe para os gremistas: Borges deu uma cotovelada em Henríquez e foi expulso de campo.

Renato Gaúcho reorganizou o time no vestiário e o Grêmio voltou melhor para o segundo tempo. Mas foi de uma jogada individual que saiu o empate: aos 14 minutos, sozinho, Douglas deixou seus marcadores pelo caminho e chutou forte da intermediária, sem chance para o goleiro Garcés.

O gol deu novo ânimo ao Tricolor, que permaneceu mais tempo com a bola no pé, mas não foi suficiente para evitar a derrota. Aos 29 minutos, Lucas Pratto recebeu cruzamento na área e marcou o segundo do time chileno, acabando com a festa no Estádio Olímpico.