TST quer aeroportos operando, mas greve de aeroviários já começou em Congonhas

Conforme prometido – O Tribunal Superior do Trabalho determinou que pelo menos 80% das operações dos aeroportos brasileiros fossem mantidas, mas aeronautas e aeroviários decidiram manter a greve programa para começar às 23 horas desta quinta-feira (22). O não cumprimento da determinação do TST acarretará em multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos de ambas as categorias.

Em São Paulo, os aeroviários anteciparam a greve e a paralisação teve início às 4h45 desta quinta-feira de deve durar todo o dia, segundo informou o presidente do Sindicato dos Aeronautas do Município de São Paulo, João Pedro Passos de Souza Leite. “A maior parte dos trabalhadores parados faz parte de apoio em terra, como pessoal de rampa, push back e descarga”, explica o sindicalista.

Com a decisão dos aeroviários, muitos voos a partir do aeroporto de Congonhas, na capital paulista, já registram atrasos. A em presa mais prejudicada é a TAM, que age as 7h30 de hoje tinha seis voos atrasados. A paralisação deve se estender também ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos.

A greve resulta de falta de acordo entre as empresas aéreas e os representantes dos aeronautas e aeroviários, que agora travam uma queda de braços por causa de 0,83% no reajuste salarial.