Bom desempenho dos foliões durante o Carnaval começa pela boca

Pierrô e colombina – Para manter a energia e cair na folia no Carnaval são necessários alguns cuidados com a alimentação. Certas precauções evitam a fadiga que pode ser causada por estresse e esforço físico intenso. Por isso, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) recomenda um bom condicionamento físico para encarar tantos dias de festa. Existem alimentos que são aliados para reforçar o corpo e evitar quedas decorrentes do cansaço muscular.

A hidratação é a dica preciosa. De acordo com a nutricionista do Into, Alessandra Pereira, é fundamental beber líquidos, principalmente, água, isotônicos e água de coco para repor os elementos hidroeletrolíticos perdidos no suor. “A água também vai ter um papel importante para quem exagerou na bebida. Outras alternativas são os sucos de frutas, de preferência, naturais e com pouco açúcar”, acrescenta.

Uma alimentação equilibrada também garante a performance. “Abuse das folhas e frutas, principalmente daquelas ricas em água, como melancia, melão e abacaxi. Proteína também é um componente da dieta importante, mas, lembre-se de que o ideal é evitar o excesso de gordura. Frituras ou molhos pesados são de difícil digestão, podendo dificultar a disposição para o samba no pé. Os carboidratos são essenciais para garantir a energia necessária, então, consuma pães, cereais e tubérculos”, sugere. O excesso de sal, molhos prontos, alimentos industrializados e embutidos pode ser prejudicial. Afinal de contas, são alimentos que contém sódio, capaz de reter líquido. O resultado é o inchaço, principalmente, dos membros inferiores”, enfatiza.

Câimbra

A câimbra é muito comum para certas perdas de nutrientes e também por fadiga muscular. Para evitar este desconforto, Alessandra indica a alimentação rica em potássio e magnésio. Vale consumir frutas e hortaliças, além da água de coco, que também é rica em potássio.