Brasília quer sediar oitava edição do Fórum Mundial das Águas

Valor líquido – Vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli confirmou na terça-feira (13) o desejo de sediar em Brasília o 8º Fórum Mundial das Águas, que será realizado em 2018. A declaração foi feita em Marselha, na França, onde ocorre a 6ª edição do evento.

O Fórum Mundial das Águas é o mais importante evento sob a temática do acesso, uso e conservação dos recursos hídricos. Uma comitiva de representantes do Governo do Distrito Federal, liderada pelo vice-governador, participa da atual edição, que tem como lema É hora de soluções. Mais de 140 países estão reunidos em torno da discussão. Estima-se a esta edição irá atrair cerca de 20 mil pessoas até o dia 17 de março.

Os brasilienses estão na cidade francesa para apresentar o posicionamento brasileiro sobre o tema e acompanhar a movimentação inicial para captar o evento para o Brasil. Diante da possibilidade de trazer o Fórum para o país, Filippelli apresentou a capital federal como opção vantajosa.

Entre os pontos favoráveis para a aprovação da cidade como anfitriã do Fórum em 2018, o vice-governador destacou a infraestrutura urbana, que estará ainda mais preparada para qualquer evento internacional após receber a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, entre outras competições internacionais. “Brasília reúne todas as condições para receber um evento dessa envergadura e importância para todo o planeta”, afirmou Filippelli.

Os países concorrentes só poderão lançar oficialmente suas candidaturas no próximo ano. A assessora especial da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), Flávia Malkine, participa desde ontem de reuniões com autoridades para fortalecer o apoio a Brasília como possível candidata.

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius de Sá Benevides, destacou a legitimidade da indicação da cidade. Para Benevides, Brasília é forte candidata por ser referência em projetos de conservação e captação de recursos hídricos.

Visibilidade

O Fórum Mundial das Águas é o mais importante evento sob a temática do acesso, uso e conservação dos recursos hídricos. Nesta edição tem destaque o lema “É hora de soluções”. Mais de 140 países estão reunidos em torno da discussão. Estima-se a esta edição irá atrair cerca de 20 mil pessoas até o dia 17 de março.