Fibra ótica é página virada e internet de alta velocidade já é possível com conexão a laser

Um passo à frente – Em Taiwan, um experimento de conexão rápida com a internet desponta como opção à fibra ótica e similares. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Taipei desenvolveu uma rede de transferência de dados que utiliza canetas laser comuns para se conectar. Segundo o site TechTudo, a técnica é mais eficiente que o Wi-Fi ou Bluetooth.

A tecnologia foi batizada como Visible Light Communication System. Os equipamentos utilizados não são novos, mas a técnica sim. No teste foram usadas duas canetas – daquelas comuns em slides de datashow – e os pesquisadores adaptaram um canal de transmissão em cada uma delas. Com isso, atingiram a velocidade de 1 GB por segundo, 500 MB por segundo para cada feixe.

Além da rapidez, o baixo custo da operação é outro benefício. A conexão foi criada com investimento de menos de R$ 1.150 e com maior confiabilidade dos dados. Enquanto o padrão Wi-Fi apresenta taxa de erros de 1 bit para cada 100 mil transmitidos, nos lasers a média é de 1 bit para cada 1 bilhão de bits enviados pelo canal.

Mas há limitações. A transmissão é frágil, podendo ser interrompida facilmente se algo entrar no caminho do feixe de laser. (Do AdNews com informações do TechTudo)