Vitória de Mitt Romney pode levar os EUA à recessão, afirmam analistas

De olho na América – Boa parte do mercado financeiro internacional está apreensiva com o resultado da eleição presidencial norte-americana, que acontece nesta terça-feira (6). O temor dos analistas se explica com a eventual vitória de Mitt Romney, que se cumprir na íntegra as promessas de campanha levará os Estados Unidos a uma severa recessão, refletindo em todas as economias do planeta.

O republicano Romney, que tenta desbancar o presidente Barack Obama, disse que, se eleito, promoverá um ajuste fiscal e cortará despesas, binômio que por si só levaria a economia ianque alguns passos para trás. Outra medida anunciada por Mitt Romney, em caso de vitória, é a substituição de Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve, versão local do nosso Banco Central.

A saída de Bernanke seria um ato de irresponsabilidade, pois coube ao presidente do Federal Reserve, até então, controlar a economia norte-americana com várias medidas, em especial com o afrouxamento monetário. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas até aqui por Obama, a sua reeleição é a melhor solução para todas as economias.