Caso de espionagem dos e-mails e telefones de Dilma mostra o grau de irresponsabilidade do governo

Seguindo os passos – “É inaceitável”. Assim o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, que saiu de cena após o escândalo “Siemensgate”, classificou as denúncias de que o governo dos Estados Unidos teria espionado telefonemas e e-mails da presidente Dilma Vana Rousseff e de seus assessores mais próximos, os integrantes do núcleo duro do Palácio do Planalto.

Por sua vez, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o governo está em “situação de emergência”, depois que surgiram as notícias de que a norte-americana National Security Agency (NSA) espionou os frequentadores do Palácio do Planalto.

Em primeiro lugar é preciso averiguar a veracidade da denúncia e dos documentos que a embasaram, pois em se tratando de PT tudo é possível. Celso Daniel, então prefeito de Santo André, discordou da destinação dada ao dinheiro das propinas cobradas de empresários da importante cidade do Abc paulista e acabou covarde e brutalmente assassinado.

Não se trata de afirmar que a denúncia é falsa, mas é importante que a autenticidade dos documentos seja confirmada, até porque o assunto veio à baila depois que o brasileiro David Miranda, namorado do jornalista Glenn Greenwald, autor das denúncias, foi preso pela Scotland Yard, no aeroporto de Heatrow, em Londres, durante a escala de que saiu da Alemanha com destino ao Brasil. Greenwald foi quem recebeu os documentos do norte-americano Edward Snowden, técnico em informática que está refugiado na Rússia após o governo local conceder asilo temporário.

Enquanto a veracidade dos fatos é apurada, inaceitável é um governo que se deixa grampear, sabendo que a máquina estatal dispõe de aparatos que evitam esse tipo de procedimento. Fora isso, o setor de inteligência brasileiro falhou vergonhosamente ao não detectar a suposta invasão dos telefones e contas de e-mail do Palácio do Planalto.

O Brasil, como nação, não pode aceitar em qualquer hipótese que sua soberania seja violada, da mesma forma que é impossível conviver com um governo pífio que exibe sua paralisia até mesmo na própria defesa. Resumindo, o PT continua governando o Brasil com a competência de um dono de boteco de porta de fábrica.