Bolsonaro acusou Fernando Haddad, em 2018, de tramar perdão a Lula, mas concedeu graça a Daniel Silveira

 
O presidente Jair Bolsonaro é um néscio confesso que alimenta o golpismo, defende ditaduras e homenageia torturadores. Um político com essas características não pode ter nas mãos o futuro do País, mas uma parcela da sociedade, anestesiada pelo discurso antipolítica, acabou elegendo alguém que constantemente ameaça a democracia, as instituições e o Estado de Direito.

A decisão de Bolsonaro de conceder graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) menos de 24 horas após o parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado agitou o universo político. O presidente objetiva com essa decisão ampliar uma crise institucional que estava em segundo plano por orientação de assessores, mas que deve ser encarada como preambulo do golpe.

Que Bolsonaro é um embuste político todos os leitores sabem, pois nos últimos quatro anos temos afirmado que o presidente é o que se conhece como “mais do mesmo”. Na corrida presidencial de 2018, alertamos para o risco de Bolsonaro, se eleito, em algum momento aplicar um “cavalo de pau” na democracia. E esse cenário começa a despontar em um horizonte não tão distante. Mesmo assim, ainda é tempo para impedir o pior.

Entre as muitas declarações de campanha, a maioria eivada pela mentira, uma deve ser ressuscitada. Em 2018, Bolsonaro afirmou que o petista Fernando Haddad, se vitorioso, tomaria posse como presidente da República e no mesmo momento concederia perdão ao ex-presidente Lula, que à época estava preso em Curitiba.

“O Haddad eleito presidente – ele já falou isso, se não falou vocês sabem – assina no mesmo minuto da posse o indulto de Lula, e no minuto seguinte nomeia chefe da Casa Civil”, disse Bolsonaro.

 
Matérias relacionadas
. Supremo julga o deputado Daniel Silveira; PGR defende a condenação do parlamentar bolsonarista
. Alexandre de Moraes vota pela condenação do bolsonarista Daniel Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão
. Por 10 votos a 1, STF condena Daniel Silveira à prisão e à perda do mandato e dos direitos políticos
. Bolsonaro desafia o STF e concede “graça constitucional” a Daniel Silveira; embrião do golpe está à solta

Não é preciso qualquer esforço do raciocínio para perceber que Bolsonaro faz exatamente tudo aquilo que condenou nos discursos de campanha, quando ludibriou parcela do eleitorado. Disse que combateria a corrupção, mas é conivente com os corruptos; demonizou o que chamou de “velha política”, mas deu continuidade ao “toma lá, dá cá”; criticou duramente o Centrão, de quem agora é refém; e concedeu graça ao Daniel Silveira, figura política menor que o bolsonarismo tenta transformar em mártir.

Golpista de quatro costados, Jair Bolsonaro tem atacado de forma recorrente o ex-presidente Lula, já que o petista é a maior ameaça ao seu projeto de reeleição. Apenas para constar desta matéria e deixar registrado um fato importante, Lula, enquanto presidente da República, se recusou a editar decreto para perdoar os crimes cometidos por José Dirceu.

Em suma, conceder perdão a Daniel Silveira configura de chofre escárnio sem precedentes, mas fazer isso em 21 de abril é um deboche com a história e principalmente com a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.