Cármen Lúcia decide que ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é obrigado a depor na CPMI dos Atos Golpistas

 
O Judiciário está fechando o cerco no entorno dos integrantes do movimento golpista liderado por Jair Bolsonaro, que buscou um novo mandato presidencial na esteira de ataques à democracia e ao Estado de Direito. Bolsonaro tentou dar um “cavalo de pau” na jovem democracia brasileira com o falso argumento de que “joga dentro das quatro linhas da Constituição”.

Nesta segunda-feira (26), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, para não comparecer ao depoimento marcado pela CPMI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro.

Com a decisão judicial, Cid será obrigado a comparecer ao depoimento, mas, de acordo com a legislação vigente, poderá não responder a perguntas que eventualmente o incriminem. Na condição de testemunha, o ex-estafeta de Bolsonaro terá de assinar termo de compromisso com a verdade. Em caso de mentira, o militar corre o riso de ser preso e processado pelo crime de falso testemunho.

A ministra Cármen Lúcia justificou em sua decisão que o comparecimento na CPMI não é “mera liberalidade” do convocado, mas “obrigação imposta a todo cidadão”.

“O convocado não pode se eximir de responder questões sobre sua identificação, por exemplo, ou qualquer outra sem relação com o que possa incriminá-lo, negando respeito às atividades legítimas e necessárias da Comissão Parlamentar de Inquérito, que presta serviço necessário ao esclarecimento de questões de interesse público”, destaca trecho da decisão.

 
Matérias relacionadas
. Próximo de Bolsonaro e contra delação, criminalista que deixou a defesa de Anderson Torres abandona Cid
. PF avança nas investigações sobre Mauro Cid e revela a verdadeira face do embusteiro Bolsonaro
. CPMI do Golpe aprova convocação de Cid e Torres; miliciano Adriano da Nóbrega morreu por saber demais
. Mensagens no celular de Mauro Cid confirmam que estávamos certos ao chamar Bolsonaro de golpista

Mauro Cid está preso preventivamente na investigação sobre fraudes em cartões de vacinação contra Covid-19. A Polícia Federal apreendeu o celular de Cid e recuperou mensagens golpistas que levaram a comissão a aprovar o requerimento de convocação.

Também nesta segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes negou pedido semelhante feito pelo coronel Jorge Eduardo Naime, ex-chefe de operações da Polícia Militar do Distrito Federal, que pretendia se livrar de depoimento na CPMI dos Atos Golpistas.

Em que pese o direito do depoente de permanecer em silêncio como forma de não produzir provas contra si, o fato de se negar a responder determinadas perguntas representará uma transversa confissão de culpa, algo que a sabedoria popular costuma rotular com o dito “quem cala consente”.

O ex-ajudante de ordens por enquanto permanece em silêncio obsequioso, até porque tem ciência do que é capaz o clã Bolsonaro, mas os efeitos da supressão da liberdade são implacáveis e na maioria das vezes levam ao acionamento da manivela da delação. Mauro Cid não suportará a prisão por muito mais tempo.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.