Demissão de Marcelle Decothé, assessora de Anielle Franco, demorou muito; deveria ser sumária

 
Em matéria publicada na segunda-feira (25), o UCHO.INFO afirmou que se o governo Lula fosse sério, a assessora especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé, já estaria demitida. Não se trata de cercear o amplo direito de defesa, mas de defender a demissão sumária diante de ato injustificável. Em suma, inexistindo justificativa não há como ser leniente com o ilícito.

Nesta terça-feira, o Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, anunciou a exoneração de Decothé, que no último domingo (24) publicou ofensas contra os paulistas e torcedores do São Paulo Futebol Clube, que derrotou o Flamengo na disputa pela Copa do Brasil.

Em seu perfil no Instagram, Marcelle Decothé publicou um “story” com foto da torcida do São Paulo no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. A imagem foi acompanhada da seguinte legenda: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade. Pior tudo de pauliste”.

A pasta divulgou, nesta terça-feira, nota informando ter “compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado”.

A assessoria de Anielle Franco explicou na nota que a exoneração de Decothé foi consumada para “evitar que atitudes não alinhadas” com o propósito da pasta “interfiram” no cumprimento institucional do ministério.

“De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”, destaca a nota divulgada à imprensa.

 
Matérias relacionadas
. São Paulo FC segura o Flamengo no Morumbi e conquista título inédito da Copa do Brasil
. Se o governo fosse sério, a abusada e debochada assessora de Anielle Franco já estaria demitida

Ultrapassa os limites da razoabilidade uma exoneração que demora quase 48 horas, considerando que a reprovável atitude de Marcelle Decothé não deixou margem para dúvidas e ponderações. Na matéria publicada na segunda-feira, o UCHO.INFO lembrou o caso envolvendo o então ministro Cristovam Buarque (Educação), exonerado em 2004 por Lula durante telefonema.

Flamenguista, Anielle Franco viajou, com uma comitiva em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), para São Paulo, onde participou de solenidade de assinatura de uma ação do governo federal para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no futebol.

A cerimônia ocorreu no domingo, na capital paulista, mas poderia ser realizada em Brasília, sem o uso desnecessário de aeronaves da FAB, que transportaram Anielle e o ministro do Esporte, André Fufuca, que estava no Maranhão.

Independentemente da tardia exoneração de Marcelle Decothé, o UCHO.INFO mantém as críticas ao uso de aviões oficiais para o transporte dos ministros até a cidade de São Paulo. O ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, participou da cerimônia no Morumbi e viajou a São Paulo em voo comercial.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.