Segundo maior evento de vinhos brasileiros reunirá em Brasília 30 vinícolas e 300 rótulos

(*) Rodrigo Leitão, do Gourmet Brasília –

Já está marcada a quarta edição do Vinum Brasilis, considerado o segundo maior evento exclusivo de vinhos brasileiros no País e o maior encontro sobre vinhos realizado no DF. O evento deste ano será durante o 23º Congresso Abrasel e vai reunir mais de 30 vinícolas.

Entre os dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, serão apresentados mais de 300 rótulos de todas as categorias produzidas no Brasil. Entre os principais produtores já confirmaram presença Adolfo Lona, Boscato, Casa Valduga, Cave Geisse, Dal Pizzol e Don Laurindo e Vallontano, entre outros.

O Vinum Brasilis é realizado pelo enófilo Petrus Elesbão. Em 2004, com o apoio de Renzo Viggiano e Wesley Brito, companheiros da Confraria Amicus Vinum, ele decidiu reunir três vinícolas em um evento para cerca de 100 pessoas. O encontro foi um sucesso e no ano seguinte Petrus decidiu dar continuidade ao projeto. O

evento cresceu e com o passar dos anos se firmou na agenda de Brasília e das vinícolas. Em 2008 finalmente é batizado de Vinum Brasilis e toma a cara que ele tem hoje. “Há oito anos o vinho nacional tinha bem menos visibilidade, felizmente isso mudou.”, afirma Petrus.

Quem quiser participar já pode se inscrever no site www.abrasel.com.br. O preço é R$ 60 por dia (estudantes e associados ABS/SBAV/Abrasel tem 50% de desconto. Congressistas Abrasel não pagam).