Rodrigo Garcia nomeia pivô do escândalo da PPP da Iluminação Pública para Secretaria de Governo

 
A memória curta do brasileiro em relação à política e seus imbróglios é conhecida, mas extremamente preocupante. Isso porque ocorrem novos fatos envolvendo protagonistas de escândalos passados, sem que a opinião pública se dê conta das manobras atuais.

Na última quarta-feira (20), véspera do feriado prolongado de Tiradentes, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) nomeou para o comando da Secretaria de Governo ninguém menos que Marcos Penido, que até então estava à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Penido já ocupa o posto que foi do próprio Garcia enquanto João Dória Júnior era governador. Para quem não se recorda, Marcos Penido esteve à frente da Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo, em 2017 (gestão Dória), e foi conivente com o escândalo de corrupção que marcou o processo licitatório da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública da capital paulista.

O secretário tinha sob sua responsabilidade o Departamento de Iluminação Pública de São Paulo (Ilume), onde o esquema de corrupção correu solto e com o conhecimento do então prefeito João Dória, que não tinha como alegar desconhecimento do caso, já que detalhes do escândalo eram frequentemente noticiados pela imprensa. Marcos Penido também tinha ciência do esquema criminoso.

Provas irrefutáveis do esquema de corrupção foram entregues ao Ministério Público paulista, que em dado momento, movido pela desfaçatez, decidiu arquivar a investigação por falta de provas. Penido também comandou a Secretaria das Subprefeituras da cidade de São Paulo, em 2018, para onde levou o processo de licitação da PPP da Iluminação.

 
Matérias relacionadas
. Alvo de denúncia de corrupção, PPP da Iluminação de SP continua à espera da boa vontade da Justiça
. Prefeitura de SP tira poder da Controladoria do Município e pode abafar escândalo da PPP da Iluminação
. Bruno Covas veta trechos de projeto de lei que poderiam enterrar escândalo da PPP da Iluminação
. Dória abusa da face lenhosa e leva para o governo de SP protagonista do escândalo da PPP da Iluminação

A participação direta de Marcos Penido na fraude que marcou a licitação a PPP da Iluminação foi confirmada por e-mail obtido com exclusividade pelo jornalista Mário Cesar Carvalho, da “Folha de S.Paulo”. O documento mostra que Penido pode ter interferido no processo licitatório a mando de Dória ou com o conhecimento do então prefeito.

O UCHO.INFO acompanhou de perto o caso e guarda gravações em que os envolvidos no esquema admitem corrupção no processo licitatório que estranhamente foi vencido pelo consórcio FM Rodrigues/Consladel.

Informações sobre o processo licitatório podem ser encontradas na página do UCHO.INFO, a partir de busca com as palavras “PPP da Iluminação”. Nas matérias fica claro que atos de corrupção garantiram a vitória do consórcio citado, depois de uma longa batalha jurídica.

João Dória deixou a Prefeitura de São Paulo para assumir o governo paulista, mas não esclareceu o escândalo. Ele limitou-se a demitir os acusados de envolvimento no esquema, mas instalado no Palácio dos Bandeirantes nomeou alguns dos corruptos para cargos no governo estadual. Em suma, ação entre amigos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.